quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pavlova





No 9º ano os alunos estão a aprender compostos orgânicos, como as proteínas.


A clara de ovo é rica em proteínas.


Os suspiros levam claras de ovos.


A pavlova é um doce à base de suspiro. Daí surgiu a ideia de fazer suspiros no microondas, na sala de aula.


Não correu lá muito bem...



Deixo então uma receita, a pedido dos alunos, de uma sobremesa com muitas claras de ovos e uma linda homenagem associada.



Ingredientes

Para a base do merengue de chocolate:
6 claras

300 g de açúcar

3 colheres (sopa) de cacau (ou chocolate) em pó

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

50 g de chocolate de culinária picado (ralado)

Para cobertura:

Uma embalagem de natas para bater
500 g de framboesas (morangos, mirtilos, amoras ou romã)
Chocolate ralado (para enfeitar)

Como fazer:

Pré aqueça o forno em 180 ºC.Batas as claras em neve até ficarem bem firmes, adicione o açúcar colher a colher e bata mais um pouco. Depois coloque o chocolate em pó e o vinagre. Acrescente o chocolate picado e distribua este merengue sobre um tabuleiro (forrado com papel vegetal), formando um bolo alto e redondo de aproximadamente 23 cm de diâmetro. Leve ao forno numa temperatura mais baixa (150 ºC) por mais ou menos 1 hora e 15 min, ou até ficar com aparência de suspiro. Ele vai rachar e partir todo, mas é assim mesmo. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.
Quando for servir colocar o suspiro sobre um prato, bata as natas até ficarem em chantilly e distribua sobre o suspiro. Distribuir a fruta e salpicar o chocolate por cima.



BOM APETITE!




A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro.
Esta sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia, sendo que ambos países reivindicam a invenção da iguaria.
Anna Matveievna Pavlova foi uma bailarina russa, nascida em São Petersburgo, a 31 de janeiro de 1881 e falecida em 23 de janeiro de 1931. De talento e carisma excepcionais, fascinou o mundo da dança. O seu extraordinário talento e as suas interpretações extremamente pessoais deram um novo sentido ao ballet clássico.
Segundo testemunhas, as suas últimas palavras foram: "Execute o último compasso bem suave".

(Wikipedia)






Sem comentários:

Enviar um comentário